Todo o cuidado é pouco

domingo, 17 de março de 2013

 

Quantas vezes não ouvimos isso durante nossa jornada, e parece que, em alguns casos, tanto faz, porque continuamos agindo da mesma forma, como se tudo fosse festa. Mas…. Todo o cuidado é pouco!

Para quem é diabético, e para quem não é, que é o caso que falarei aqui, o cuidado com as mãos e pés é fundamental. Pés e mãos são retratos da nossa saúde e alimentação.

Unhas quebradiças, com marcas, cores diferentes indicam falta de vitaminas. Pés com rachadura pode sinalizar problemas graves.

Mestre Branco e azul tem o hábito de arrancar com os dentes os cantinhos da cutícula que levanta, volta e meia, lá está ele, cortando com os dentes as “pelinhas” e não adianta falar.

Há umas 3 semana atrás, o dedo indicador do moço inchou, e doía horrores. Como o homem é teimoso, não foi ao médico. O dedo não melhorou e a dor só aumentava. Então, ontem, obriguei que fosse ao médico, e advinha?

Esse hábito de arrancar “pelinha” fez com que inflamasse embaixo da unha. Usar um dreno só não foi preciso porque, enquanto esperava o atendimento, ele mesmo apertou até sair tudo. Agora está com dois dedos imobilizados, o segundo dedo foi imobilizado para proteger o dedo inflamado, tomando antibiótico durante 7 dias.

foto

Aqui antes do curativo diário. Parece pouco, mas para um diabético isso poderia ser fatal, pois o risco de uma infecção é muito, muito grande quando os índices glicêmicos estão alterados.

 

Claro que você vai me dizer que não corre esse risco, ou que não é diabético, porém, mais uma vez, todo o cuidado é pouco.

* Hidrate as mãos e os pés pelo menos uma vez por semana. Eu uso o Óleo de Girassol Dersani, que ganhei da Fernanda Sahira. É um produto caro, mas rende muito e o efeito é maravilhoso, além de hidratar sem igual, cura pequenas lesões da pele.

* Tenha os seus materiais para fazer as unhas, nada de compartilhar!

* Converse com sua manicure e explique que não é necessário tirar toda e qualquer cutícula, em caso de diabético, avise isso antes de iniciar qualquer procedimento;

* Pés merecem cuidado redobrado, embora tenha uma manicure de extrema confiança e habilidade (nunca me arrancou um bife) meus pés só são tratados por podólogos. Como na cidade não tem, a cada viagem dou um jeito de conseguir um horário e resolver meus problemas. Aconselho demais essas sessões;

* Como diabética, nunca pinto as unhas dos pés, além de uma base, isso é algo meu mesmo, uso-as como termómetro para saber se alguma coisa está errada, se mudam a coloração ou apresentam alguma lesão;

foto (2)

Aqui estão as minhas, curtinhas, pintadas e lindas!´

 

E é isso minha gente, cuidem-se, melhor sempre prevenir do que remediar!

18 comentários:

Pepa postou o comentário de número:

Oi Cissa, é a Vi, não tenho habito de arrancar pelinhas, alias só de pensar me dá arrepios, isso doí..kkkk
Mas as vezes exagero ao cortar as unhas dos pés, e para isso sempre tenho uma pomada nebacetin , acabei o serviço, já ponho a pomada..
Claro que as pessoas que tem diabete tem que tomar outros cuidados, foi muito bom o seu alerta.
Boa semana,beijos,Vi

Marion postou o comentário de número:

É...todo cuidado é pouco, mesmo... Às vezes, qdo temos uma coisinha, me assusto com consequências que poderiam advir. É o mesmo com feridinhas na boca, que podem virar endocardite... Gente q perde pé, por bobagem não cuidada... E assim vai. Marido que deixe esse hábito de arrancar pelinha...! Abs.

Márcia Balz postou o comentário de número:

É isso aí Cissa, vale sempre a regrinha que diz que é melhor prevenir. Se a lesão de pele abriu, lave com muita água e sabão, proteja e observe. Se tá fechada, deixe que o médico abra. Remediar leva mais tempo e custa mais caro. Bjim!

Mara Lucia Bechara postou o comentário de número:

Você sabe que meu marido faleceu com 59 anos por complicações de diabete!!!Por isso tenho pitis quando vc fala de suas alterações de glicose...Os cuidados com mãos e pés é fundamental,o dele começou com osteomielite em um dedo do pé..
E fale para o Sr Tiago Rosseau parar de roer unha....
bjjs minha linda...

Luci Hora postou o comentário de número:

Nossa, Cissa! Que perigo! Eu tbm tenho essa mania terrível de puxar a pelinha com o dente. Já decidi que vou andar com o alicate na bolsa para evitar esse tipo de comportamento.

Lúcia Soares postou o comentário de número:

Cissa, isso é tudo. Cuidar-se, prevenir. Tenho uma irmã que é diabética, quase dependente de insulina, não usa pq a médica está tentando prolongar o uso, mas fatalmente cairá nisso, já que pouco se cuida. Sei bem como é a cicatrização de um machucado, ela se machuca muito (até o ato de se coçar vira uma feridinha) e como usa muitos medicamentos (por outros problemas que tem), acaba ficando irritada quando queremos ajudar e se rebela, deixando de se cuidar e a ferida fica aberta por dias.
Qualquer bobagenzinha, a que não damos a devida atenção, pode virar algo sério. Cuidem-se!
(pensei, ao ler o título, que vc ia contar sua peripécia com os produtos de limpeza. rs).
Beijo e boa semana!

Adelaide Araçai postou o comentário de número:

concordo com tudo...aqui temos um alicate para cada um, uma vez por semana lavo tudo e seco bem, passo alcool 70 para minimizar riscos, eu mesma corto e faço unhas de todos da família (até da minha mãe) as vezes até eu tiro bife, mas todo cuidado é pouco...sou esteticista e espremer espinha sempre alerto, antes de cutucar, lavar o rosto com agua e sabão, lavar as mãos com escovinha, agua e sabão e usar um algodão ou lenço de papel nas pontas dos dedos para tal ato. (tenho filha adolescente e sei que não adianta dizer não aperte...) por isso ensino como fazer...claro que ela acha mais fácil marcar uma limpeza de pele do que ela mesma cutucar....kkk
Adorei tuas dicas pois as pessoas normalmente pensam:
"comigo não vai acontecer" ou "esse salão é limpinho não vai dar problema" e temos pela frente inumeros vírus que podem ser transmitidos pelo material de salão.

Muita Luz e Paz
Abraços

Adriana postou o comentário de número:

Oooooi, amore!!!
Essas dicas são super importantes pra todo mundo!!! Menina, meu pezinho já sofreu tanto com manicures!!! Tentei até uma podóloga que me tirou parte do dedo (tô exagerando, mas doeu que não pude usar sapato fechado por um bom tempo)..... afff, tive que tomar anti-inflamatório, o dr queria arrancar a unha. Resultado: eu mesma pinto mãos e pés; jamais faço unha. Qdo vou a um casamento - isso de 10 em dez anos_ compro unhas postiças! adooro!!! Isso que não sou diabética, mas tenho pavor de que em machuquem!!!
Que bom que vc não está triste!!! Viva as férias que vem por aí!!! aproveita nmuuuito, e cuida do Mestre Branco!!!

bjs no coração!!!!

Palavras Vagabundas postou o comentário de número:

Seu Mestre parece criança, rs...
Eu nunca tirei a cutícula, tenho pouca e prefiro sempre afastar para pintar entre outras razões é porque tenho psoríase. Prestar atenção nas unhas é fundamental em vários casos inclusive quem tem problema de rins.
bjs
Jussara

Telma Maciel postou o comentário de número:

Olha, Cissa, que coisa, né? Meu marido tbm tem essa mania (acho q praticamente todo homem tem) e Sofia tbm tá ficando assim... aliás, Sofia não tira a mão da boca!
No Carnaval o dedo do homem inchou e ficou latejando. Enfim... ficou bem parecido com o do Mestre aí... sei que ele meteu o meu alicate no dedo e apertou até sair todo pus... não teve mais, mas eu falo pra ele não ficar comendo o dedo e ele me zoa ainda... Aliás, as manias são de arrancar a pelinha com o dente e tbm com estilete, tá?! Mereço?
Bjks

Renata Guidinha postou o comentário de número:

Cissa você está certíssima. Coisas que parecem mínimas podem causar problemas seríssimos. Perdi uma tia muito querida por ser diabética e o fazer as unhas dos pés uma manicure tirou-lhe um bife. Foram anos de sofrimento... Acho que deveria haver uma maior divulgação sobre os cuidados básicos com a saúde e isso poderia ser feito por professores das séries iniciais de forma mais incisiva, assim os pequenos já cresceriam mais consciêntes. É claro que a educação não cabe apenas aos professores, mas a informação obtida na infância poderá transformar uma vida futura.
Bjks

Leticia Maria postou o comentário de número:

Cissa,

você me deixou, realmente, preocupada. Tenho essa mania de arrancar a "pelinha" ao lado da unha, e nunca vi isso como algo ruim. Agora, vou pensar sempre no seu blog antes de fazer isso.

Abraços!!

Tayrine Castro postou o comentário de número:

Nossa Cissa isso deve estar doendo muito nos dedos qualquer machucadinho já fica latejando. TEnha uma otima semana.
http://cantinhodatayrine2.blogspot.com.br/

Lulú postou o comentário de número:


Olá Cissa
Gostei de sua postagem. Como sempre digo, me abriu bem os olhos, pois também sou diabética.
Beijos
Maria Luiza (Lulú)

Anita postou o comentário de número:

Bons alertas, gostei. E vou mostrar pra filho mais velho q tem a mesma mania de ficar puxando pelinhas com o dente, no que pode dar, mas eu falo e não adianta, sabe como é né??? bjs.

Toninha Borges postou o comentário de número:

Que em seu coração reina td aquilo que vc deseja, pois o Senhor te fará como um jardim regado, plantado e cuidado pelo Espírito dele e fluirá como um manancial de "águas vivas" bjinhos vc é muito especial pra mim....
´´´´¶¶¶¶¶¶´´´´´´¶¶¶¶¶¶
´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶
´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´´´¶¶¶¶
¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´´´¶¶¶¶
¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´¶¶¶¶¶
¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶ ´¶¶¶¶¶
´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶
´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶
´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶
´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶
´´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶
´´´´´´´´´´´¶¶¶¶
´´´´´´´´´´´´¶¶

Carine Maria Strieder postou o comentário de número:

Bom dia!!!
Indiquei você para responder algumas perguntinhas sobre seu blog.
Passa lá no meu blog e veja como fazer
http://carinestrieder.blogspot.com.br/2013/04/tag-do-blog-amor-em-cada-pontinho.html
bjoss

Ana B postou o comentário de número:

Dona Ciça, tudo bem.... tô retomando o blog, apareça pra uma visitinha.... abraço e vou me jogar no cupcake de ovos tb.deve ser bão...

Você co
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...