10 dicas para parar de roer as unhas:

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Como uma costumaz devoradora de unhas me sinto habilitada a falar sobre o tema.

Foram muitas idas e vindas, várias recaídas, e sinceramente não sei se este recomeçar é definitivo. Entretanto,  percebi que alguns erros nos levam a retroceder a este terrível hábito.

1º Esteja emocionalmente estável – Sei que é difícil, digo mais, para mim quase impossível, mas hoje já é possível, por meios sintéticos, manter o equilíbrio. Como os psicólogos afirmam, o ato de roer as unhas demonstra um alto nível de ansiedade e de insegurança.

2º Mantenha as unhas tratadas e feitas – Outra coisa fundamental é manter as unhas sempre feitas, mesmo que roídas, dá um aspecto melhor e nos faz repensar em roer. Mãos feias e descuidadas são o motivo perfeito para cair de boca.

3º Hidrate e fortifique suas unhas -  Outro motivo que nos faz reincidir no vício é quando a unha quebra. Para fortalecer é bom consultar um dermatologista e verificar se suas vitaminas estão em dia, e a partir daí, solicitar algo que fortaleça e hidrate as unhas. Uma dica maravilhosa que tem mantido minhas unhas firmes e fortes aprendi lá no blog da Pepa e da Vi, o Tacho de Pepa. Veja aqui do que eu falo!

4º  Não esconda suas mãos – É certeiro, quem roí  as unhas, em uma reunião, com amigos, ou qualquer outra circunstancia que envolva outras pessoas, esconde as mãos. Da mesma forma que isso atraí imediatamente a atenção de todos, gerando mais ansiedade e insegurança. Não faça isso. Roer as unhas é uma opção sua, assuma, só assim poderá mudar isso. Olhe nos olhos dos outros e sinta-se julgado por conta de suas unhas roídas, enfrente isso e só assim pensará que precisa fazer algo a respeito.

5º Não passe esmalte nas primeiras semanas – Embora todos digam que é necessário esmaltar a unha para evitar roer, tenho outra opinião. O esmalte chama a atenção para a unha, e como até bem pouco tempo vc vivia roendo as unhas, será um caminho natural, esmaltar e depois tirar com os dentes o esmalte, e convenhamos, uma coisa leva a outra, que leva a outra, e nessa, foi o boi com a corda!  Faça a unha e passe uma base ou um esmalte bem clarinho para que vc possa se acostumar com a nova realidade.

6º A lixa é sua melhor amiga – Ande sempre com uma lixa na bolsa para evitar deslizes, uma unha quebrada nos faz soar frio imaginando que só uma roidinha não dói. Resista!

7º Coloque unhas postiças  - Dê preferência aos alongamentos de unhas, pois dão um aspecto mais natural e são mais fortes, mas até mesmo aquelas unhas postiças que encontramos em todos os lugares, se bem feitas, ficam lindas. além disso, ande sempre com uma super bonder na bolsa para o caso da unha cair de repente.

8º Tenha uma boa manicure ou aprenda vc a cuidar das suas unhas – Isso é essencial, é necessário termos alguém de confiança, que olhe para nossas mãos e veja o que pode vir a ser e não alguém que faça estardalhaço e chame o salão inteiro para mostrar o tanto que vc roí as unhas. Aprenda a fazer suas unhas, para quando não tiver tempo de ir a manicure, não caia em tentação.

9º Invista em produtos e utensílios – Compre o seu alicate  e seus apetrechos, invista naquele esmalte especial, num creme para mãos, mas sem exagerar, tudo comedidamente, para não cair em outra compulsão. Use o seu material inclusive quando for ao salão, aliás, principalmente lá. Temos a tendência a valorizar mais quando investimos financeiramente em uma meta.

10º Participe da Blogagem Coletiva de Esmalte da Fernanda Reali – Se proponha uma meta: “Vou parar de roer as unhas para participar da BCE”. Sabendo de sua busca por uma melhor qualidade de vida, sem o hábito de roer as unhas, todas as amigas incentivam, dão ânimo, ficando mais fácil alcançar o proposto.

É isso aí galera, mesmo não estando toda a semana na BCE minhas unhas estão aqui, quebraram até a carne, três de uma vez só, mas mesmo assim não roí mais. Estão sendo tratadas e apreciadas.

Quer ler mais sobre o tema e ver a história de superação que a Marcella conta lá no blog Mon Maternité, clica aqui!

P.S.¹: Obrigada de coração a todas as amigas que me incentivaram e que me ajudam a manter minha meta.

66 comentários:

Adriana postou o comentário de número:

EU ME LIVREI DESSE VICIOZINHO HÁ UNS 15 ANOS!!! QUIS PARAR E PAREI. ATÉ HOJE MINHAS UNHAS SÃO ACHATADINHAS, TIPO FEINHAS MESSSMO!!! TENHA FÉ E FORÇA DE VONTADE! VC CONSEGUE!
BEIJOSSSSS

Edlena Franklin postou o comentário de número:

Querida ex-roedora de unhas de Sinop:

Fiquei muito feliz ao ler esse post e pretendo aplicar as dicas sugeridas na minha atual rotina desregrada. Minha situação anda deveras vergonhosa e compulsiva, o momento é mais que propício! Tão logo os resultados se mostrem satisfatórios, retornarei para os devidos informes.

Eternamente grata,

(Brevemente) ex-roedora de unhas de Fortaleza

Drinha... postou o comentário de número:

kkkkkk

Jurava q este Post foi pra mim amiga!!!!!!
Sempre que minhas unhas quebram eu não resisto... rs
Um saco!!!!!!!


Parabéns amiga!!!!!!

Miriam C. Póvoa postou o comentário de número:

Vou aderir a campanha "Parar de roer unhas já!"Também rôo unhas desde sempre e já fiz várias tentativas frustradas. Vou tentar novamente vc deu dicas importantíssimas e vou seguí-las para conseguir manter minha meta. Fique firme! Vamos conseguir!
Depois volto pra te contar como estou indo.Até mais!
http://escolhendoamelhorparte.blogspot.com.br/

Iara postou o comentário de número:

Lindona, até hoje não vi tu decidir fazer algo e desistir, então fico sabendo que unhas roídas em ti, nunca mais.
Teu comentário lá no blog me deixou toda boba.
Beijos o obrigado

Taia Assunção postou o comentário de número:

Nossa, que coisa difícil. Meu menino corta ela inteira com os dentes e depois fica 'ruminando' o pedaço na boca. Faz isso desde pequeno e não consegue se livrar, quando estou perto, tiro da boca dele...mas com mais de 10.000 Km nos separando, fica difícil :-( Força pra você, Soninha. ah...super bonder...Are you sure?!

Paula...(Cotidiano de uma Amig@) postou o comentário de número:

Nunca tive problemas em roer unhas, mas já tive amigas que roiam até sangrar...e via o sofrimento. Ótimas dicas! Muita força para vc querida.

Beijosss

patty postou o comentário de número:

Bom, desse mal eu não sofro. Bjs!

Day Martins postou o comentário de número:

Nova seguidora =D... adorei o post, passo por isso q toda semana. Percebi que acontece qndo o marido vai trabalhar (ele fica fora a semana toda)
To na luta pra parar, mais ta mto difícil haha Roer a unha virou minha válvula de escape enquanto digito to me segurando pra não roer hahaha

Beijokas!

Amehlia Digital ® postou o comentário de número:

Obrigada pela terapia!
Sou Amehlinha, estou resistindo faz 30 dias =)
Sério, mto legal sua prosa. Roer unha não é algo bonito, mas cada um sabe o motivo pelo qual iniciou e vencer é uma meta.
Minhas unhas quebram mt e só ano passado descobri uma deficiência de vitaminas, agora é novo passo.
Obrigada pelas dicas!
Um bejim!

Mon Maternité postou o comentário de número:

Realmente a Fernanda Reali tinha razão, nossos posts se complementam! E em ambos a BC ajudaram e se tornam uma solução!

Concordo com todos os seus itens, principalmente em não esmaltar a unha curta! Quando começou a febre de unhas coloridas no verão , eu tinha desejo em experimentar, mas sempre imaginava que ridículo desfilar um rosa chiclete numa mão sem unha! Fica um dedo cabeçudo, tipo uma minhoca!

Muito bom mesmo!

beijos, Marcella
monmaternite.com

Orvalho do Céu postou o comentário de número:

Olá, querida
A resiliência acontece sim... eu creio... ela vem com a maturidade de todas as questões ainda não resolvidas... e tudo se torna menos penoso!!!
Bjm de paz

Luma Rosa postou o comentário de número:

Poxa! Esse assunto em casa é chateação na certa!! Já tentei várias coisas, menos terapia. O médico perguntou se tem mais alguém na casa que rói unhas, porque em geral, é gesto copiado - má influência.
O menor copia o pai e o irmão mais velho, só que o seu caso é mais grave, pois os outros dois não deixam a carne à mostra. O menino aqui em casa já não tem a ponta dos dedos, somente metade da unha.
Já tentei óleo de vison e o menino gostou do amargo. Terapia, só se for hipnose. A dermatologista diz que no caso dele só yoga. Como convencer?
A minha manicure indicou unhas postiças permanentes que vão crescendo junto com a unha.
E contrariando o primeiro ítem, o meu menino é bastante confiante. Vai saber!!
shalom!!
Beijus,

Luciana. postou o comentário de número:

Oi Cissa! Que bom que vc parou de roer.
Graças à Deus eu nunca roí as minhas, mas conheci algumas pessoas que passaram por isso.
Lembro que no Avon tinha um produto para passar, tipo um esmalte, não sei se ainda tem.
Bjos, Lú.

Anita postou o comentário de número:

Sabe que eu nem me lembro quando foi que parei de roer as minhas??? Sei que foi na adolescência... lembro que minha mãe me assustava me ameaçando pendurar baratas nos meus dedos quando estivesse dormindo, caso encontrasse alguma unha roída... terapia de choque, kkkk.Já imaginou falar uma coisa dessas pra uma criança? "Terapia" do povo de antigamente. Mas num determinado momento parei, agora o pobre do meu filho mais velho... vive roendo até a alma, tbém coitado...o cara é hiper ansioso e não aceita nenhum tipo de tratamento, e como unhas ele não faz...kkk, aí fica difícil, né? Continue firme, bjs.

Christine postou o comentário de número:

OI cissa,
Também ando sumida, mas pelo excesso de festas...hahahaha, ai vc vai dizer: Pô que vida boa!! E eu te falo, nem tanto. São festas de despedida... se vc viu meu Face, notou o quanto eu ando triste e chorosa. Nada mais, nada menos que 17 amigas deixando Shanghai na mesma semana. Sendo que dessas 17 4 são muito importantes na minha vida. Uma então foi minha primeira amiga na China, desde Chang Chun...a familia toda chora...
Mas esse é o preço de se viver na China. Não conheço outro lugar no mundo onde a chegadas e partidas sejam tão frequentes.

Bom, mas vamos ao que interessa: eu roia unha até sangrar...uiiiii... só de lembrar me dá arrepios. E de tudo que vc escreveu, acho que a de manter a unha pintada e sem uma lasquinha é o melhor conselho. Eu chegava a pintar as unhas 2 vezes por semana para não correr o risco da ponta levantar e eu sair tirando o esmalte e...a unha, claro.

Agora como todos os vicios que tive, eu simplesmente decidi parar e parei. Foi assim com refrigerante que não tomo desde os 17 anos, com o cigarro, e com as unhas. Sei que não é todo mundo que tem essa facilidade e na real, eu nem sei explicar como funciona isso na minha pessoa...hehehehe.

Beijo e siga em frente! Ah, cole ums fotos pela casa daquelas mãos MARAVILHOSAS, com unhas lindas e longas... ajuda a lembrar a sua meta...rs

Nanda postou o comentário de número:

Seu blog está encantador como sempre!
Eu nunca tive o costume de roer as unhas, mas sofro com unhas que descamam e quebram (que estou resolvendo com um esmalte formulado).. Amo esmaltes que brilham e chamam atenção (quase uma drag kkk), mas, por causa do tratamento, só tenho usado a danada da base mesmo.
Sobre seu post só não concordo com as unhas postiças, lógico que são lindas, mas acho que enfraquecem as unhas
Bjocas :D

Má! postou o comentário de número:

Adoreiii!!
Vou mostrar para as minhas irmãs que estão em uma fase.... rs

Boa semana!

Bjo Bjo

Adriana postou o comentário de número:

CADÊ A SENHORITA??? TÁ TUDO BEM??? SAUDADES...

BEIJOSSSSSSSS

Adriana Balreira postou o comentário de número:

Eu nunca rói unhas, mas as bichinhas vivem quebrando. São fraquinhas. Mas uso uma base esmalfort que esta deixando minhas unhas mais fortes. Muito bom!
Boa sorte em nao mais roe-las!
Beijos
Adriana

Marcia Gullo postou o comentário de número:

Eu era uma devoradora de unhas quando pequena. Minha mãe não sabia mais o que fazer para que eu deixasse esse habito até que um dia quando tinha 15 anos, meu primeiro namorado pegou minha mão, começou a acaricia-la e disse:
- Adoro mulheres de unhas grandes...

Pronto, bastou isso e eu nunca mais coloquei a unha na boca....
coisa incrível o poder do amor, ce num acha???!!!
beijinhos

www.blogdagullo.blogspot.com.br

Anônimo postou o comentário de número:

Muito boa as dicas. Vou tentar seguí-las. Não consigo parar de roer minhas unhas!!!

Anônimo postou o comentário de número:

Bom,Gostei das dicas;) mais acho melhor pintar as unhas nas primeiras semanas sim,Poq e melhor vc olhar e falae "minhas unhas estão legais, vou deixar las assim!, Ou igual a mim eu sempre rui as unhas desde uns 6,7 anos hj eu tenho 13'
Como estava dizendo eu pinto as minhas unha mas quando não resisto... Eu só tiro o esmalte com o dente! Bem sei que não e saudavel e que não e a melhor opição mas pelo menos eu não tou as unhas'Bjos '

EDILENE postou o comentário de número:

olá !!! sou uma mãe preocupada com o bem estar de minha filha ...ela tem 15 anos e roe muito suas unhas ...ja tentei muitas coisas para insentiva-la deixar de roer as unhas , mas foi em vão ...agora tenho q buscar especialistas porq estou muita sentida d ver o sofrimento dela ...ela se sente isolada quando tocamos neste asunto ... se as amigas quiser ajudar ...agradeço BJOS

Pamela Rodrigues postou o comentário de número:

Meu Deus como me manter emocionalmente estável? Sou mto conhecida no meu círculo de amigos por ser uma "pilha" e por ser maníaca c limpeza,tanto q mal saio d kza por viver limpando e tenho dois filhos(um d 1 ano e outro c 2anos e 4 meses)q não me deixam parar...emocionalmente estável?isso e missão impossível!

Anônimo postou o comentário de número:

Eu sou mto ansiosa e nao consigo parar de roer as minhas unhas eu nao sei mais o que fazer

Anônimo postou o comentário de número:

Ajuda muito esse blogger. eu parei de roer a algumas semanas e nao quero voltar a roer. Mas vou fazer as unhas e deixalas sempre bem cuidadas, axo q ñ vai ser tao dificil assim, obg bjs! e adorei o blogger! ^^

Anônimo postou o comentário de número:

Amei as dicas vou seguir ate conseguir.

Anônimo postou o comentário de número:

Eu tenho 11 anos e não consigo parar de roer unha.eu já li vários blog e segui várias metas mais não consigo parar.O QUE É QUE EU FAÇO???

Anônimo postou o comentário de número:

Olá tenho 13 anos e sou louca de roer as unhas , agora comecei a passar óleo de cravo pois me falaram que isso ajuda hoje dia 18/05 começou a dar uma crescidinha mais tenho medo que quebrem! Uma dica para as meninas é o óleo de cravo e uma base fortificadora da colorama de tampa verde é muito boa beijus...

Anônimo postou o comentário de número:

Odieiiii prefiro a tecnica do eamalte amargo :(( _I_

Anônimo postou o comentário de número:

Desde quando eu comecei a estudar com 5 anos acabo com as minhas unghas de tanto roer. Já tentei usar aquelas bases amargas mas não adiantou nada, ja tentei também usar unhas postiças mas eu ranco, tem mais de 1 mês que eu faço as unhas; já estavam todas grandes mas eu roi tudo quando fiz prova na escola, e quando estou ansiosa para algo rou tudo. Já estou com 12 anos minha mae e meu pai vivem falando para mim parar de roer unhas , pois já estou mocinha. Me ajudem a parar com esse vício eu não vejo quando eu rou as unhas por isso não consigo me controlar!! Muito obrigada pela atenção de todos (as)

Andre Faria postou o comentário de número:

Boa tarde !!! Estou num estagio critico pois estou roendo as unhas mais do que posso , o meu dedo mindinho da mao esquerda esta com bandeide pois machuquei de tanto roer ... Nao sei mais o que fazer acho que preciso de ajuda de uma medico ... Ando muito triste com esta situacao !! Obrigada !!!

Andre Faria postou o comentário de número:

Boa tarde !!! Estou num estagio critico pois estou roendo as unhas mais do que posso , o meu dedo mindinho da mao esquerda esta com bandeide pois machuquei de tanto roer ... Nao sei mais o que fazer acho que preciso de ajuda de uma medico ... Ando muito triste com esta situacao !! Obrigada !!!

Anônimo postou o comentário de número:

decidi parar de roer as unhas hoje eu vou conseguir!!!!!

Anônimo postou o comentário de número:

EU PAREI MAS VIVO COM ELAS NA BOCA!!

Anônimo postou o comentário de número:

muito boas dicas!! vou tentar.. espero que dê certo! parabens às que conseguiram parar e torcem por mim ai, ok?!

Anônimo postou o comentário de número:

Eu tenho esse costume de roer as unhas, sofro muito como minhas unhas,pois fico com vergonha quando alguêm fica olhando para ela,fico na cabeça para não roe-las mais ,mais nunca consigo ,a maioria das vezes é nervoso tento me controlar mais não consigo ,maia agora com.essa dicas vou ter parar de roe-las bjos obrigado pela dica...

Ana Paula postou o comentário de número:

Nossa isso q vc falou é pra mim, minhas unhas são monstruosidade só vcs vendo mesmo . Mais apartir de agora que mudar isso . Sou muito ansiosa .mais vou tentar . Ok!!!

Ana Paula postou o comentário de número:

Sou muito ansiosa, minhas unhas são uma monstruosidade tenho vergonha de mim mesmo, vou tentar para agora mesmo de roer. Ok !!!!

Anônimo postou o comentário de número:

Eu não consigo para de roer minhas unhas desde pequena. Vou. Começar de hoje a tenta para de roer as unhas obrigada pelas dicas .

Anônimo postou o comentário de número:

é muito dificil de prar estou tentando mas é muito dificil ñ consigo ficar um segundo sem roer até sagrar

Larissa santos postou o comentário de número:

é boas dicas eu nao rou as unhas por ansiedade mas quando tenho tedio

Anônimo postou o comentário de número:

Olá!
Tenho 32 anos e roo unhas desde que tenho dentes. Tá difícil para parar, já tentei, mas recai.
Vou seguir as dicas...

Anônimo postou o comentário de número:

Eu ainda ñ consiguir parar de roer unha mais com esse texto garanto que vou parar com esse vicio

Anna Julia Figueiredo postou o comentário de número:

Minha meta agora é parar de roer unhas... Já pensou ir pro serviço roendo unhas, rsrsrs terrível

Anna Julia Figueiredo postou o comentário de número:

Parar de roer unhas é uma coisa difícil mesmo. Ainda mais agoora que eu arrumei um serviço...
É muito vergonhoso roer unhas no serviço rsrsrs

Anônimo postou o comentário de número:

tenho lido em vários sites mas só este me fez perceber que eu posso mudar isso , o meu vicio é dês da infância mas estou prestes a mudar isto

Anônimo postou o comentário de número:

Eu Posso , Nós Podemos ... Aliás nós conseguimos :] Vamoos que Vamoos .. Podem dá adeus as unhas velhas feias e roídas e dá uuum Bem-Vindo para unhas novas lindas e poderosa hahahhahaha

Anônimo postou o comentário de número:

Rouo de mais minhas unhas, até sangrar as vezes mas agora estou disposta a parar. Obrigada pelas dicas!! :)

Anônimo postou o comentário de número:

sempre caio em tentacao, mas eu invisto nas posticas, pra me me dar um up

Antonio Carlos postou o comentário de número:

Nossa você realmente entende do assunto!
As dicas são muito boas!
Gostei muito do site, esta de parabéns!
Eu também estou montando um site de vendas de Películas de Unhas e Adesivos de Unhas
Aproveitando o espaço do comentário gostaria de compartilhar com todos aceese o nosso site http://adesivodeunhas.com/ Curta Nossa Página e Ganhe 1 Cartela com 10 Adesivos Grátis!

Anônimo postou o comentário de número:

Oi sou shirlley e nao consigo parar de roer unhas de jeito nenhum mas vou tentar denovo

Anônimo postou o comentário de número:

Bom , eu tenho 12 anos , e rouo unhas desde meus 6 anos , minha unha unha nao é femea , é macho , mais nao fico triste por causa disso , mais recomendo um anti-stress muito bom , o nome dele é Serenus , custa em media de 30,00 , e vem 30 comprimidos , adultos podem tomar 2 comprimidos ao dia se quiser , as crianças tambem pode tomar , o Serenus ajuda a tirar o stress , ajuda a tirar a ansiedade e acalma a pessoa , e ainda ajuda a eliminar o disturbio do sono , isto é , se vc tomar um as 7:00 horas da noite , so vai acordar as 11:00 horas da manha do outro dia ... eu uso Serenus e é otimo , Alem disso tudo , ele ajuda a parar definitivamente de roer as unhas ...

parabens pelo blog amigaa !!!! bjuus e adorei as dicaas ! :*

Anônimo postou o comentário de número:

Eu vivo roendo minhas unhass vezes vai ate o dedo junto......
Q HORROR!!!!!!!!

Anônimo postou o comentário de número:

Eu ainda dou umas roidinhas de vez em quando...mas,agora aprendi de vez que quando pintamos as unhas,cuidamos e hidratamos,roemos pouco,e com o tempo,aprendi a me controlar.Ainda dou roídas por que tenho muitas viagens e apresentações,então,é quase impossível não roer.Mas,força na manicure e sempre em frente !

P.S:Não deixe suas unhas roídas.

Anônimo postou o comentário de número:

Eu tenho 14 anos e desde pequena roou as unhas. Tentei diversas vezes parar, mais nunca consegui. É muito ruin, fico escondendo as mãos perto das pessoas. As vezes o luck fica perfeito. Mas sem as unhas a falta é tremenda. Tentei parar com esse ábito... hoje estou decidida. Vou parar e me tornar uma UMA EX-ROEDORA DE UNHAS!
Obrigado pelas dicas!!!

Dayana Pessanha postou o comentário de número:

Eu adoro unhas postiças. è uma ótima maneira de parar de roer unhas e ficar bela. Sempre uso e nunca tive problemas com minhas unhas naturais. Qndo uso mtas pessoas dizem que são minhas unhas de verdade. Gosto de comprar na loja virtual Unhas Mágicas. Chega bem rapidinho para mim e eles tem muitooooosss modelos únicos.

Anônimo postou o comentário de número:

Eu ñ consigo de parar de roer unhas eu ja disse pra mim mesma que ia parar mais ñ consigo estou louca pra deixa-la cresce

Anônimo postou o comentário de número:

Eu não roía unhas, mais tive filho vai fazer 5 meses e tanto a unha quanto o cabelo estão muito fracos e isso está fazendo com que eu roa unha! E eu estou achando isso horrível!

Anônimo postou o comentário de número:

Consegui parar de roer as unha
agora elas estao forte e lindas nao tenho mais vergonha de sais com os amigos e ficar escondendo as unhas.

Anônimo postou o comentário de número:

Bom eu não gostei da dica que ela fala pra usar super bonder , pois isso não é próprio para as unhas , eu de tanto usar unhas postiças com super bonder ela esta todas com micose e é horrível , mais já estou tratando , mais eu acho muito mais fácil comprar uma cola própria para as unhas !

Você co
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...