10 coisas que você não deve fazer na blogosfera_02

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

 

Depois de uma quarta-feira digna da Esbórnia, volto com a segunda parte do nosso post sobre as 10 coisas que você não deve fazer na blogosfera. Lembrando duas questões básicas:

* Nada pode ser considerado regra ou verdade absoluta, são sugestões das meninas que por aqui passam e que,  atendendo a meu convite, expressaram opiniões a cerca de coisas que no dia-a-dia acham, no mínimo, deselegante ou impróprio. Coisas que bem conversadas fariam toda a diferença.

* No final da série das coisas chatas, que depois da exposição irão para a enquete onde escolheremos as 10 piores, virão as coisas legais, como blogs revelações, blogueiras super bacanas, blogs que são paradas obrigatórias, posts relevantes, enfim, muita diversão virá.

Vamos aos finalmentes:

 

A Ana de GEO, do blog Um Cantinho no Bairro Novo, diz que acha  indelicado quando encontra comentários do tipo:

"Estou sem tempo de ler o post, mas estou passando só para te desejar um bom FDS! Depois eu volto e comento”… e nunca mais volta!!!

Ana, esse eu nunca encontrei, e sinceramente, não sei o que te dizer, mas uma coisa é certa a pessoa é super ocupada e esquecida, porém te desejou um ótimo “FDS”.

 

A Márcia Chaves, do blog Louca por Mudanças diz que o que a deixa chateada é quando:

“Você escreve no post "tirei daqui" e faz um link para as imagens. Aí a pessoa entra no seu blog, não leu o que vc escreveu e posta um comentário mais ou menos assim: ‘legal esse post com as minhas fotos. Pena que vc não falou que são minhas’.

Outra questão que vai dar pano para manga. Vamos pelo básico. Reproduzir imagens e textos sem prévia autorização do autor é considerado crime. A lei trabalha toda em cima da questão de que  se o uso foi para obtenção de lucros de forma direta ou indireta, porém, tal questão se torna subjetiva a partir do olhar das partes. Sei que às vezes achamos uma imagem legal e queremos mostrá-la, então o caminho é pedir autorização para o autor e com isso, ganhar créditos, pois todos gostam de ter seus trabalhos reconhecidos.

 

A Cris,  do blog Estúdio Brigit diz que acha chato quando:

As pessoas entram no post e não leem quem assina a postagem e acabam se dirigindo a pessoa errada.

Caso típico de desatenção. Se é ocasional, relaxa, se acontece sempre, coloca uma assinatura bem linda (e grande) no final do post , assim ninguém se engana.

 

A Débora Lauton, do blog Leitura Nossa de Cada Dia, sai da linha quando encontra;

Blogueiro que dá piti por qualquer coisa, veste a carapuça e  e usa o blog para falar mal deste ou daquele, não cita nome, mas nem precisa, porque todos sabem do quem ele está  falando. (Vale para todas as redes sociais)

Ih, se citasse nome, dava B.O. Mas sem citar… O negócio é fechar a página, não voltar mais  e não servir de plateia para esse tipo de gente. Porém, eu particularmente, exercendo meu lado barraqueira de ser, deixaria um comentário sintonizando o vivente e nunca mais aparecia para ler a resposta. E se estivesse falando de alguém que conheço ainda chamava para sair no braço…

 

A Lia Glória, do blog Lia no Mundo da Lua diz que não tolera;

Blogueira estrela!!!

Pois então… O que dizer sobre isso? Conheço muita blogueira que são top, divas mesmo, mas no bom sentido, pois a humildade delas é uma coisa impressionante, a disposição em ajudar, a servir, a ensinar são coisas de outro mundo. Nem vou citar aqui algumas porque teremos um momento específico para isso. Mas aquelas que se acham a última bolachinha do pacote é duro de aguentar mesmo.

 

A Jussara, do blog Palavras Vagabundas nos conta que considera deselegante quando:

Alguém se aproveita do seu post para ser mal educado ou falar de outro no comentário.

Estou com a Jussara e não abro. Quer discordar, ótimo! É assim que se cresce, estabelecendo ideias e valores, ampliando horizontes  e a discussão educada sobre um tema propicia isso. Porém, ninguém precisa concordar com tudo o que escrevemos, e outra coisa,  ser deselegante, ofender quem escreveu o post ou outras pessoas que comentaram,  é o fim.

Aqui fica um aviso importante, se você recebeu um comentário falando mal de alguém ou de maneira ofensiva, não publique, pois você poderá ser acusada de abrir caminho para difamação pública, entre outras coisas. Já tem blogueiro respondendo processo e pagando multa por publicar comentários ofensivos de terceiros. No post “Sobre os comentários de um post” do blog Um pouco de mim, da Elaine Gaspareto,  que está linkado ao final do post,  ela comenta sobre algumas coisas super interessantes e linka algumas notícias sobre episódios de blogueiros que se deram mal ao publicar comentários que ofendiam outros, vale a pena ler.

 

A Clau Finotti, do blog Força de Expressão fez um comentário super completo, mas como os outros tópicos que ela abordou já forma citados, vamos nos atentar a apenas um:

Sorteios complicados, cheios de regras e que exigem mundos e fundos…

Penso que o sorteio é da pessoa, impõe o que quer. Mas eu, como a Clau, me afasto desse tipo. De complicada, basta a vida.

 

A Lola, do blog Entrei nos Enta, diz que não aprecia:

Blogs com música

Isso já foi motivo de revolta aqui em casa. Eis que no meio da madrugada, silêncio absoluto, entro num blog que tem música e acordo Mestre Branco e azul? Barraco na certa. O pior é que nunca é uma música que gostamos, senão podia disfarçar e dizer que era uma serenata para ele, rs. Mas caímos na velha história, o blog é da pessoa e ela faz com ele o que bem quiser. Hoje já conheço os que tem música e me preparo psicologicamente para o susto, porque foram vários,  e a noite sempre desligo o som do computador.  Se for durante o dia, abro e até canto junto…

 

A Valérie Roberto, do blog Casa de Fricotes diz que não gosta de:

Blogueiras que publicam PAP’s de blogs estrangeiros, sem créditos, achando que nós nunca visitamos os mesmos.

Concordo com a Valéria, não é porque é de fora que pode ser plagiado. Faz seu trabalho, diz de onde pegou inspiração, mas deixa que teu leitor vá até o site de origem e conheça outros cantinhos também. Agora, fazer isso e achar que ninguém vai saber que você copiou é menosprezar a capacidade intelectual do leitor.

 

A Ju Ramalho, do blog Ju Ramalho diz que o que não a agrada é:

Usar twitter como MSN.

E não é? Ops, já viram que essa é uma gafe que cometo sempre. Sei que o twitter não é msn e que muitas pessoas não gostam, mas mesmo assim eu o uso como se fosse. Estou no twitter por diversão, não sigo regras porque se for encarar de outra forma ele perde o sentido e a funcionalidade para mim. Mas cada um é livre para usar da forma que  lhe convier, e como quem inventou o bicho imaginou que teriam pessoas rebeldes como eu, inventaram também uma ferramenta muito útil, o abençoado unfollow, que facilita a vida de todo mundo e garante a liberdade de ação. Só não vale depois reclamar que levou unfo…Nunca!!!

 

A Taia, do blog Epa e Taia pelo Mundo, disse que o que a incomoda é;

Não ter perfil disponível.

Isso realmente dá uma angústia medonha. Você recebe um novo seguidor e quer ir lá agradecer pela companhia. Chega no perfil e está tudo indisponível. Você não consegue saber quem é, se tem blog, e nem adianta mandar mensagem pelo perfil porque muitas vezes elas vão direto para a caixa de Spam. Você não consegue manter uma comunicação e muitas vezes passa por metida. Por falar nisso, esse negócio de ir visitar os novos seguidores eu aprendi com a Taia. Uma delicadeza sem tamanho, pelo menos  na minha opinião.

 

A Vi, que escreve junto com a Pepa o blog O Tacho da Pepa,  é contundente em dizer que não gosta quando:

Menosprezam a capacidade intelectual do leitor.

Ninguém gosta de ser tratado como inferior, e se o leitor se sentir assim,  com certeza vai picar a mula. A humildade em admitir erros e ignorância é essencial para o aprendizado e para o crescimento. Eu como leitora gosto de me sentir em casa, de  trocar ideias e se vejo que o autor está me tirando, saio fora e nem olho para trás.

 

 

E por hoje é só pessoal… Peraí que não acabou ainda, tenho uns links bem bacanas para indicar, todos eles do blog Um Pouco de Mim, da Elaine Gaspareto. Porque só coloco links da Elaine? Porque grande parte do que sei aprendi com ela… Mas se você já tratou de alguns dos temas e tem um link legal para dividir, me avisa que coloco com o maior prazer.

* Post maneiro: Panelinha, Simpatia e Empatia, clique aqui.

* Post essencial: Cinco erros que não podemos cometer, clique aqui.

* Post informativo : Sobre os comentários em um blog, clique aqui.

* Post explicativo: Como posso ter uma assinatura personalizada no blog? Clique aqui.

 

 

P.S.¹: Sábado eu volto com uma gafe minha e um causo de uma blogueira….

P.S.²: Sempre morri de medo de usar a sigla FDS, vai que eu troco as letras e ainda escrevo uma coisa imprópria no blog dos outros?!

P.S.³: Eu e a Taia somos tão íntima que ela me chama de Sônia, kkk. Definitivamente nós duas não temos jeito, kkkk.

P.S.especial: Eu, Filho com DNA Alienígena e Mestre Branco e azul agradecemos de coração todas as mensagens carinhosa que recebemos pela passagem do aniversário do pequeno. Ficamos muito felizes. Ele leu todas,  ficou se achando e agora ninguém mais segura… Sua observação disso tudo foi: “Mãe, como sou amado!” Obrigada!!!

24 comentários:

✿ chica postou o comentário de número:

è tão bom passar aqui e ler essas dicas de como não agir nessa querida blogosfera. E quanto à Eliane, as dicas delas são sempre ótimas mesmo e merece estar presente sempre...Sabe das coisas e ainda as divide. beijos,tudo de bom,chica( adorei o lembrete do FDS,rsrs e lebro dos meus erros...Tenho um dos blogs que é sobre céus.Muitas vezes escrevi esquecendo uma letrinha...rsrsr Já viu,né???)

Valérie Roberto postou o comentário de número:

Cissa, Vc errou meu nome! buáááá
kkkk

Não ligo não, fique tranquila, porque é tanta gente que erra que já estou acostumada...

Culpa da minha mãe que quis um nome diferente!srsr

VAleu as dicas da Eliane, já coloquei a assinatura nos meus blogs.

Um beijão enorme.

Taia Assunção postou o comentário de número:

kkkkkkkkkkkkkk...sua danada. A compilação ficou ótima. Por trás de um blog tem uma pessoa e cada um é de um jeito. É o leitor que vai escolher quem visitar, em quem comentar, quem deixar para trás. E assim vamos que vamos. Encaro os blogueiros estrelas (não no sentido pejorativo da palavra) como revistas virtuais que sigo. É que quando começamos, imaginamos que o negócio é uma coisa e depois vemos que é outra. Tendeu Sônia?! Besteira ficar sofrendo atoa. Beijocas! ;-)

Adriana Balreira postou o comentário de número:

Olha, o que a Cris colocou sobre escrever o nome errado da blogueira eu sou mestra nisso! Me confundo toda na hora que estou visitando os blogs. Primeiro porque a maioria dos blogs não são nomes próprios como o da Elaine, Fernanda, etc. E a blogueira quando acaba o post nunca assina, nunca coloca o nome dela. Fica dificil para os leitores que visitam 1487 blogs lembrar do nome do blog e de quem é o dono do blog! Nesse caso o blogueiro é que tem que cooperar conosco, com as pessoas que já estão com 40 anos e a memória já foi para as cucuias!!!! kkkkkk
Beijos
Adriana

Mania D' Marie postou o comentário de número:

Adorei a idéia das dicas para o blog,principalmente pra quem tá começando,obrigado e a Elaine é fofa mesmo né
Cheiro!!

Lia Gloria postou o comentário de número:

Voltei Cissa, gostei das considerações que fizeste no meu comentário.
Concordo contigo, que existem as blogueiras divas, maravilhosas, amadas, e que isso é legítimo.
As estrelas são as que te ignoram, não se manifestam qdo solicitadas, ou não.
Por exemplo, aquelas letrinhas que aparecem para confirmação de comentários, quando eu comecei a blogar, eu nem sabia que apareciam, daí a Neli me deu um toque, virei fã dela por isso.
Talvez muitas gafes aconteçam por ignorância e também por ansiedade. São equívocos de iniciantes. Não há cartilha pra blogar né? hehehe
Mas eu já saquei algumas coisas e o barato é aprender sempre. Tô amando essa tua iniciativa, principalmente pq dá a oportunidade de conhecer outras pessoas, bjs Cissaaaaaaa
Ah! cada vez fico mais apaixonada pelo Felipe. Tão maduro ele, trocar a festinha pela cama. Mas não o deixe sem confraternizar com os amigos. A ideia do cineminha está perfeita, bjs

Gláucia de Oliveira postou o comentário de número:

Ixi num pode fazer o twitter de msn? Afff então por favor me mandem fechar a matraca pois eu adorooooo papear no msn! Bom essa é uma gafe que com certeza cometo!
Eu acho que nas outras eu não me enquadrei...talvez uma foto ou outra sem fonte ( pq eu não achei a fote mas boto bem grande que não são minhas rsrsrs)...mas é muito boomm parar e refleti para não cometê_las né?
Obrigada pelo ótimo post
Glau

Thaíza postou o comentário de número:

Oi, amei o seu jeito barraqueira de ser. Ah! amei o seu blog tbém. Estou te seguindo, bjão

Cida postou o comentário de número:

É Cissa verdade eles dão trabalho mas so a carinha que eles fazem já
nos derretem.Adorei sua visita e seu carinho volte sempre.bjus

Rosana Remor postou o comentário de número:

Cissa, concordo com algumas colocações,outras nem tanto,mas é assim mesmo,cada um tem seu jeito de ler,de interpretar,de escrever,de viver!A gente tem que respeitar e seguir em frente!Quem tem um blog,infelizmente,está sujeito a algumas indelicadezas...já passei por algumas,mas segui em frente!!A gente aprende!!"Bjs" e bom"findi",porque escrever assim é mais rápido!!

Mundo mágico da Pri postou o comentário de número:

Tenho certeza que já disse isso, mas nunca é demais! Terapia de grupo é ótimo!!! Tô adorando os post e apartir de agora vou me policiar para não cometer nenhuma dessas gafes!!!
E quanto ao Felipe, é maravilhoso quando nos sentimos amados, nessa idade então, siginificará algo muito profundo no adulto que ele irá se tornar. E como não achar lindo, e apaixonante um rapazinho tão inteligente??? Tenho certeza que todas as meninhas de Sinop devem pensar o mesmo que eu!!! Agora, chega de puxar o saco!!! Fui, beijocas!!!Pri

Lola postou o comentário de número:

Não faço nenhuma dessas coisas, mas deixo de fazer algumas o que não deixa de ser gafe.
Não agradeço quando alguém passa a me seguir. Pura falta de simancol (se os sintomas não desaparecerem, procure o seu médico) mesmo meu blog não tem nem um ano e estou aprendendo a me mover nesse mundo com vcs. Obrigada pela generosidade de ensinar a me mover por aqui.
bj
Lola

Alfa & Ômega postou o comentário de número:

Genial seu post. Pena que acabou rapidinho e foram preciosas as suas respostas. Ficarei aguardando bis! belo fds! Bjbjbj!!!

Lígia Mendonça postou o comentário de número:

Oi, Cissa! Brigada pela presença lá no blog! Fico feliz que tenha gostado da capa de livro, e que o tutorial tenha servido! Se fizer uma capa, mostra pra gente, tá?! hehe
Bjos

Fernanda Reali postou o comentário de número:

Tuas respostas de lady estão todas trabalhada sno prozac! que mansinha... ahahah

eu não uso MSN há 3 anos, desde que abri conta no twitter. MSNzei meu twitter, fato.

Estou adorando esta série, porque a gente v~e coisas que nem tinha percebido antes.

beijooo

Celena postou o comentário de número:

oi Cissa, olha achei legal o seu top 10, só não consigo ficar ser a musica no meu blog, ja me acostumei...rssrsr.
Será que é por isso que vc não me vista mais??!! hiii acho que vou repensar minha musiquinha....bjoca. bom final semana.

Luciana postou o comentário de número:

Oi Cissa! Estou amando ler as dicas e suas opiniões.
Bjos, Lú.

'Coisas que sei fazer' postou o comentário de número:

Oi Cissa, achei bem bacana esse post, mas faltou alguém falar sobre aqueles blogs de somente colocar imagens da net, até que tem alguns bons que mesclam, mas tem uns que colocam uma imagem e você começa a ver aquela mesma imagem em vários, as vezes sem nem mesmo comentar a imagem, Beijos. passa lá no meu que tem sorteio.

Tuca postou o comentário de número:

Oi Cissa, antes de tudo preciso desejar felicidades, saúde e todas as coisas boas que as crianças tem direito neste idade, no dia do post de aniversário do filho com DNA alienígena (amei isto)estava longe, e agora peguei o bonde andando, fiquei um mês fora da net, precisei dar uma ibernada para colocar algumas coisas em dia, principalmente para aceitar o que não tem opção. Gostei do seu post, sei lá, tento não fazer certas coisas, mas também penso que criei um blog para me distrair e fazer novas amizades, com educação e respeito pela pessoa que está do outro lado, mas o dia que isto virar uma coisa incomoda, com certeza vou dar o fora. Estou me atualizando com o que rolou por ai, e resolvi começar por voce porque sei que o astral aqui é muito bom, e a gente sempre ri de alguma coisa que já se fez ou está pensando em fazer. Bjs.
Tuca.

Evelyn postou o comentário de número:

Oi oi oi!!
vim retribuir e agradecer a visitinha!! legal seu post com coisas q NÃO devemos fazer no blog, né? é bom eu aprender direitinho, pois estou começando e é facil dar gafes por ai, rsrs.
bjs
evelyn - criar e comecar.blogspot

Iara postou o comentário de número:

Oi Cissa , vou pitaquear de novo em alguns pontos.

Blogueira que dá piti - nossa, tem tantas que nem ligo mais, se é um blog que frequento e gosto muito para de ir se fica muito frequente a sessão vou atacar alguém.
Se fala de alguém que gosto, sinceramente aviso o amigo e nunca mais volto.
Se falam de mim, volto pra ler de novo, falem bem ou mal mas não me esqueçam. kkkkk

Blogueira estrela - nunca tive o desprazer de deparar com alguma, desde que entrei nesse mundo tive tanta gente boa e querida que me ajudou, me deu mil dicas, mas estrela mesmo dessas de se achar não encontrei nenhuma,mas também sei que sou tão pequenina na blogosfera que não afeto a luz de ninguém, então deve ser esse um dos fatores de não ter me apercebido disso ainda.

Alguém que se aproveita de seu post - no meu blog isso não acontece porque também vão falar mal de quem né? Poesias englobam todos e não falam de ninguém em especial, então outra coisa que nunca passei.

Sorteios - esse é brabo, eu simplesmente não participo, já sou lesa neste esquema de colocar links disso e daquilo quando é necessário, imagina num sorteio, me mando.

Twitter de msn - Bom eu passo o dia no msn da empresa, falando, explicando, atendendo, à noite mudo do PC pro NOT pra sentir que não to mais trabalhando, então só entro no msn se alguém me pede mesmo. O meu já tem teia de aranha. Falo tudo pelo TT mesmo.

Perfil disponíve - é ruim mesmo, a gente quer interagir e não consegue, mas acho que cada um deve ter seu motivo, sei lá.

Menosprezar a capacidade do leitor - Essa é triste mesmo, e não da pra entender, acho que esses blogs não devem durar muito.

Já falei demais como sempre né.
Beijos

Fabiana Tardochi postou o comentário de número:

Oi!
Adorei esses dois posts e citei os dois como as melhores leituras de hoje lá no reciclar.
Não tinha deixado comentário antes porque todas já haviam dito o que eu julgo que me deixa chateada na blogosfera.
Mas além de todos os citados acabei de passar por 2 situações que merecem ser citadas.
Uma é quando se usam fontes do blog cheias de frufrus, tipo letras cursivas e a gente não consegue ler e nem entender direito o que as amigas querem dizer. Usar uma letra clara e tradicional seria o mais indicado. A sua por exemplo é perfeita.
E outra coisa que me chateia muito é trocarem o meu nome. Isso acontece direto.
O caso da Cris é que ela edita o blog com outra menina, então as pessoas não prestam mesmo atenção em quem fez a postagem do dia, mas no meu caso não. Sou eu quem escreve todo santo dia a mais de 1 ano, tem meu nome no perfil, no cabeçalho e no rodapé de cada postagem...
Um beijo e parabéns pelos excelentes post.
Amo seu jeito de escrever:)
Um beijo e um ótimo feriado

Renata postou o comentário de número:

Oi Cissa!
Cheguei aqui através do post da Fabiana Tardochi.
É sempre bom a gente aprender com essas dicas para evitar (mais) gafes.
Beijos, Renata
palpitandoemtudo

Barbarella postou o comentário de número:

depois de ler este blog decidi pedi permissão antes de publicar já fiz isso mas coloquei o nome do blog e tudo, mas realmete não gostaria de ver fotos de minha casa por aí sem minha autorização mesmo se me desse os créditos,brigadão!

Você co
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...