O poder do Bem Capazzzz!

terça-feira, 26 de abril de 2011



Quem é gaúcho ou convive com gaúchos entende o poder da expressão 'Bem capaz'. Não imagino minha vida sem essa frase.

Ela serve para qualquer situação, qualquer ocasião, sem falar que exerce um grande poder terapêutico, afinal usar um 'Bem Capaz" pode operar milagres na vida de uma criatura e evitar catástrofes sem precedentes.

O 'Bem Capaz' se bem empregado pode esconder seus reais sentimentos e confundir os ouvintes menos atentos. Pode lhe livrar de situações onde você não quer se envolver ou emitir opiniões. O  'Bem Capaz' se encerra nele mesmo, não deixa espaço para especulações, elimina discussões e, talvez o ponto mais importante, causa impacto, você não fica parecendo estar em cima do muro.

Quer ver, faça o exercício comigo:

Incredulidade: Bem capaz!!! (com olhos esbugalhados e boquinha em o)

Ironia: Bem capaz! (Seco, geralmente acompanha a mexida da cabeça de um lado a outro, levemente, e a revirada dos olhos)

Protesto: Bem Capaz!!! (Emitido em tom mais alto, forte e decidido, sem dar margem para objeção)

Deboche: Bem capaz!!! ( Acho um dos melhores, as pessoas nunca sabem se você fala sério ou não, perfeito em algumas ocasiões)

Desafio: Bem capaz!!! (Esse é clássico, usado principalmente em discussões  familiares. Leva a romper barreiras, acaba com o marasmo e em alguns casos, apimenta a relação. Dito de forma eficaz pode instigar o outro a pagar para ver... Entendeu?!

Indignação: Bem Capaz!!! ( Não necessita de explicações)

Aceitação: Bem capaz!!! (falado em tom normal, geralmente com a cabeça mexendo para cima e para baixo no sentido afirmativo)


Entendeu??? Bem capaz!!!

P.S.¹: Aparando as arestas do post anterior: Meu chão é branco, então farinha não rola como pegadinha. Nuget é bom, amplia o poder imaginativo. Não mostro nem morta minhas pegadinhas marrons pela casa...








29 comentários:

Fer postou o comentário de número:

kkkkkkkk
Capaz!!!
Realmente, aqui ngm fala "Bem Capaz", apenas em algum momento a gente fala "É bem capaz que tal coisa aconteça"...

Ouvir gente com sotaque diferente é sempre muito divertido!

Bjus

Carine Gimenez postou o comentário de número:

Cissa ri muito!!
ótima dica hein!
Se vou usar? Bem capaz!!
Beijos.

Deusa postou o comentário de número:

Oiiii

Eu ando mesmo assim,sei lá,não ando dando bola nem pra mim...rsrsrsrs.
Mas pra você!!!!BEM CAPAZ"...KKKKKKKKK,mas este bem capaz e aquele tipo NUNCA,NÃO DIGA UMA COISA DESTAS...rsrsrs.
Eu sou uma mulher de fases,estas fases dependem dos hormônios,sacou?,nem eu.Dava um premio para saber o que me acontece...rsrsrsrs.
Beijinhos
Deusa
vasinhos coloridos

Ana Paula Santiago (inventandocasa.blogspot.com) postou o comentário de número:

Cintia,
Na Bahia também temos uns "Bem capaz!", por exemplo: "AONDE" é interjeição de espanto, advérbio de modo, lugar; inspira ironia ás vezes. Pode ser ad vérbio de negação, de dúvida, e até de afirmação!!! kkk viu gêmea? Temos mais um ponto comum!!!
Beijos e bom dia!

http://claudiaaoextremo.blogspot.com/ postou o comentário de número:

Nada de mostrar as pegadinhas marrons né? Bem capaz...
O poder de uma frase!!!
Ah mas mostra...deve ter ficado bem divertido, mas me diga, faze-las deve ter sido facil, mas como tira-las depois? removedor? veja? agua sanitária?
Adorei o bem capaz, gosto desses termos regionalistas fazem toda a diferença nas conversas, ainda mais quando se entende! E vc não só explicou como ensinou a usar em todas as situações!
Me divirto muito com vc!
Beijo Cintia

Tati postou o comentário de número:

Bem capaz!!
Adivinhe o que quis dizer? E aí? Aprendi a lição? Já sei... sua resposta será um Bem capaz, não é? rsrs
Beijos.

Ly Mello postou o comentário de número:

Capaz! huahuahua

Menina, parece que estou lendo minhas amigas gaúchas falando! Tudo que a gente posta, elas escrevem: capaz! rsrsrs

Eu nunca entendi bem o significado da palavra pra tantas coisas, mas hj enfim matei minha curiosidade!

beijocas.

Reformando a dois postou o comentário de número:

KKKK Adoro isso !!!

Apesar de ser carioca, moro em Vix há quase 30 anos, ou seja, minha vida quase toda rss ... aqui no ES não temos muito isso de sotaques e palavras típicas (apesar do povo insistir num tal de "pocar" que sinceramente não vejo ninguém usando), então acabo pegando essas expressões peculiares de outros estados com muita facilidade rss, já tive minha fase: Putzzz (se não me engano peguei dos paulistas) e marido achava horrível, então foi uma e´poca que tinha uma amigona recém chegada de Porto Alegre que falava: Bem capaz !!!, é claro que fiquei usando a expressão durante um bom tempo (falo de vez enquando ainda), mas a nova agora é o "Affeee" por causa das origens nordestinas do marido e sua família rss .... Ahhh sem contar que passei 8 dias em Curitiba este mês e já estava falando o "daeiii" no final de cada frase e daeiii !!

A-DO-RO !!!

Bjs Bjs
Neili

Palavras Vagabundas postou o comentário de número:

Bem capazzzz de eu usar essa expressão por aqui, rs
bjs
Jussara

Deusa postou o comentário de número:

Cinthia,no seu caso acho que devem ser os remedios e esta dieta que te obriga a se privar do que é gostoso na vida.Mas não sei de ninguém que e completamente feliz...todo dia a gente tem momentos,como uma colcha de retalhos,as corres são variadas de acordo com os momentos.
Estive com minha irmã nesta Pascoa,o marido dela esta com Diabete,de uma noite para o dia quase ficou cego,esta tomando vários remedios e tentando perder peso,pois ele e bem gordo.Se antes minha irmã dizia que ele era um furacão em embulição eterna,sempre soltando fogo e pedras pra todo o lado,com seu gênio pessimo,agora acrescente a esse mal humor a tristeza,agora sim ele esta terrivel,cheio de remedios e privasões,limites....minha irmã me disse que desde o remedio para controlar a Diabete,ele esta sempre briguento,mas bem cansado e pra baixo...credo...só ela aguenta.Se você,que sempre foi alegre e brincalhona toma remedios para controle da diabete e outros que me disse,imagino os altos e baixos que dá.
Bjs
Deusa

Paula...(Cotidiano de uma Amig@) postou o comentário de número:

Adorei!!...rsrs, estudarei bem cada uma, e meu alvo será meu marido!...rs.
Quando me mudei para cá(Cabo Frio), era um tal de "É ruim, heim!". Menina! Que coisa irritante...apenas uma frase e junto vinha uns dez "é ruim, heim!"...demorei a me acostumar, aliás acho que até hoje ainda estranho!...rs.

Beijos amore.

Pepa postou o comentário de número:

Bem Capaz !!! rsrsrs
Quando eu fiz o curso técnico, estudei com gente de todo Brasil, e tinha um gaucho, adivinha se não peguei o sotaque, sou assim esponja, rsrsrs pego, e se não tomar cuidado viro baiana, gaucha, mineira, tudo issoem dois tempos...

Bem Capaz, duvido que vc mostra as patinhas de nugets, srrsrs

bjus 1000

Silvia Mingardi postou o comentário de número:

Olá Cíntia... acho que esse Bem Capaz cairia bem aqui... em algumas situações... hoje mesmo falava com minha filha sobre modo de falar de cada Estado... aqui porta é porrrrrrrrrrrrrta.... o R sobressai demais... mas nós mesmo não notamos... notam outros que vem de fora...
Tenha uma linda semana...
Beijos!!!

Cíntia postou o comentário de número:

Por aqui tiramos o Bem e usamos só o Capaz!Será que tem o mesmo poder?rsrrsrs
Um beijo amiga♥

Iara postou o comentário de número:

Mas Bem Capaz Cissa que a gente não ia conhece o poder mágico de um Bem Capaz.
Não precisa explicação mesmo, ele se explica por ele só, na entonação dada em cada situação.
Bem Capaz que não é bom se Gaúcho. Bem Capaz mesmo.
Bjks lindinha

Mara Lucia Bechara postou o comentário de número:

BEM CAPAZ!!!!ME LEMBRA MINHA QUERIDA AMIGA GAUCHA MARCIA QUE HOJE MORA EM NOVA PETROPÓLIS........MEU DEUS QUANDO ESSA MULHER FICAVA ENFURECIDA,FICAVA INDIGNADA,FAZIA PIADA,OU PARA RIR DE SI PRÓPRIA....ERA "BEM CAPAZ".,CONFESSO QUE LEVEI UM TEMPO PARA ENTENDER!!!!EU SOU DO"ORRA MEU"....E FOI ASSIM ENTRE ESTAS 2 FRASES CONVIVEMOS POR 7 ANOS ATÉ ELA VOLTAR PARA SEU ESTADO QUERIDO!!DE VEZ EM QUANDO NOS FALAMOS.....TENHO MUITA SAUDADES!!!!QUE COISINHA MAIS FOFA SEU MENINO DE COELHO......BJJJSSSS

calma que estou com pressa postou o comentário de número:

AH CI
masss bêemm caapâaazzz qeu tu não vais mostrar as pegadinhas do coelhinho - ai este bem capaz me acompanha - e eu adorei a definição para cada um aliás para tudo -
eu reparei que fqlo muito daí e dai eu pego..e daí tu pegas uma ... em Minas ..tiravam o maior barato de mim - só que agora mistura tudo né-
no meu ani meu irmão liga e eu contando dos causos - e ele faz assim coça a cabeça e com aquele sutaque de UFRGS me fala - ...bah..e agora ...capâazz ..guria ... daí liga minha irmã...e eu conto os percauços que tô passando e ela ---AÍ capâaazzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz, dai que eu me dei conta da gravidade da situação - o capaz dela


bj
lu

Sonia Guzzi postou o comentário de número:

ÉEEE mudando a entonação podemos ir do amo à guerra rsrs.
Gde abraço, em divina amizade.
Sonia Guzzi.

Sonia Guzzi postou o comentário de número:

ÉEEE mudando a entonação podemos ir do amo à guerra rsrs.
Gde abraço, em divina amizade.
Sonia Guzzi.

Fernanda Reali postou o comentário de número:

Esou desprovida de "Bem Capaz!", pouco uso acaba esquecendo, mas adoro essa expressão!!!


Podia fazer um quadro com as expressões equivalentes em cada região:

Bem capaz = Rio Grande do Sul
Nem F*dend* = Rio de Janeiro
.
.
.
pede ajuda às mineiras, às goianas, às baianas e posta uma tabelinha de equivalência, hehe

beijoooo

Majju postou o comentário de número:

A bala de gelatina é muito boa sim. Melhor seria se sobrasse pra fotografar.Bem capaz!!!
Beijos doces e perfumados.

Mara Lucia Bechara postou o comentário de número:

Bem capaz!!!me lembra minha querida amiga Marcia como tu...gaucha,era de raiva,indignação,desafio,ou ironia...kkkk,grande amizade a nossa...eu falado "orra meu" e "putz".Ela não conseguia falar na primeira pessoa e eu sempre tentando acompanhar o TU!!!Voltou para seu RIO GRANDE DO SUL!!Mais precisamente para Nova Petrópolis, nos falamos as vezes por msn.....me deu muita saudades!!!!bjjjsss

Juliana Sphynx postou o comentário de número:

Estou de volta te seguindo!!
=D

Bom final de semana!!
=)

Sonhos De Deus postou o comentário de número:

Amiga querida ...
Que todos os dias quando você acordar...
receba dos Céus a bênção de ter
sempre por perto as pessoas que te amam...
Um final de semana com toda sorte de benção bjs!!!

Dani Pivatelli postou o comentário de número:

Bem capaz dessa carioca aqui incorporar esta nova expressão!!

Vc me fez lembrar um mai lq eu adorava do dicionário carioca: Aê, vocativo ou advérbio de lugar (Aê, Maluco, a parada é pra ficar aê!_

Dani
www.versosetc.blogspot.com

Zuleide Felisberto postou o comentário de número:

Não sou gaucha mas morei 12 anos no RS! meu irmão, parentes, amigos moram lá..
meus sobrinhos falam toda hora "Bem capaz tia!" adorooo
bjus!

Tuca postou o comentário de número:

Hahahaha,
Mas bah tche, esta tua prosa esta muito buena !!! Não acredito que tu esqueceu do "Bah tche", e segunda frase que também se coloca em varias situações e o povo fica olhando e pensando, será que está querendo dizer que "sim" ou que "não". Eu amo o meu Sul, até o inverno e o minuano, e olha que adoro o verão. Mate as saudades a vontade, quando precisar de algo aqui do Sul estamos a sua disposição, e só pedir. Bom final de dia para voce. Bjs.
Tuca.

Luciana postou o comentário de número:

Ai Cissa!! Realmente essas palavrinhas nos deixam muito pensativas... quando vim pra cá achava esquisito... mas agora eu também acabo usando... coisas da convivência.
Bjos, Lú.

Você co
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...