Sou do tempo em que o cliente tinha sempre razão.

quinta-feira, 17 de junho de 2010


Como isso é raro hoje em dia!

Quando temos algum problema e ligamos para o famigerado 0800 de alguma empresa, além do tempo de espera interminável, queremos soluções. O que, quase sempre,  não ocorre.

É um desfile de desculpas vãs, um processo de fazer você achar que estava errado, que chega a ser vergonhoso.
Esses dias, no horário do almoço, um atendente do banco me ligou e pedindo para que eu confirmasse alguns dados (para não ocorrer quebra de sigilo, segundo ele). Quando eu disse que eu não iria confirmar nada, que não tinha certeza de ser ele quem dizia ser, ele bloqueou minha conta. 
Tive que ir até a agência para poder usar meu dinheiro. Até minha gerente estranhou, primeiro por eu estar lá (nunca vou ao banco, detesto, fujo) e depois porque não havia nada que justificasse o bloqueio.
O interessante é que, com todo o avanço nas áreas de excelência em atendimento, as grandes empresas  ainda deixam a desejar no quesito relacionamento com o cliente.
Hoje aconteceu de novo. Mais uma vez, fui tratada como idiota.
Pedi um lanche no Giraffas, pelo site, e no pedido solicitei coca zero. 
Na hora da entrega, veio a coca normal. 
Liguei para o 0800, mais para alertar sobre o ocorrido . 
Esperei alguém me atender, e quando isso aconteceu, a atendente fez pouco caso. Quando questionei se o procedimento era eu esperar (e o lanche ficar frio) até a chegada do refrigerante, ela me disse que eu  não precisava esperar meu lanche ficar frio para comê-lo, que eu poderia comê-lo a qualquer momento (ainda bem que ainda tenho esse direito)  e depois tomar a bebida. Agradeci e desliguei. (mentira, fiz um barraquinho básico).

Ora, se eu quisesse comer sem beber, não teria pedido a bebida!!! Sei que erros acontecem, mas banalizá-los e debochar dos clientes é um pouco demais.
Uma vez solicitei um suco de laranja sem açúcar (dificilmente bebo suco de laranja, porque sobe muito minha glicemia, mas estava com vontade, então me aventurei). Quando o suco chegou, vi que estava doce demais,  chamei a atendente e ela afirmou que não tinha açúcar, pedi para que ela trocasse o suco. 
Enquanto ela servia, vi que ela colocava açúcar novamente no copo. Quando ela trouxe, disse que agradecia muito, afinal se eu bebesse suco com açúcar poderia morrer na mesma hora. A moça arrancou o copo da minha mão e saiu correndo para trocar.
Hoje, mesmo achando que as bebidas das máquinas são mais saborosas, peço sempre de lata, para garantir que o produto realmente é zero.
As pessoas imaginam que o fato de você pedir um lanche acompanhado de refrigerante zero açúcar é frescura. Para alguns pode até ser, para mim não!

P.S.¹: Adoro ver o Mestre Branco e azul lidando com o pessoal de telemarketing... É um verdadeiro exercício de libertação.
P.S²: Edlena, tem um filme com o ator que você postou e com o Harrison Ford... Sessão colírio duplo... Para nunca mais ir ao oftalmo.
P.S. (acaba-comigo): Assisti o primeiro tempo do jogo do Brasil. Achei super emocionante o coreano/japonês se emocionar durante o hino. Foi um momento que nós três engolimos em seco. Passado alguns instantes,  eu ainda emocionada, de olhos lacrimejantes, e o Mestre Branco e azul e o Filho com DNA Alienígena já se referindo  ao jogador como o "chorão".


16 comentários:

Cinária Mendes postou o comentário de número:

...RSRSRS...gostei do jogador chorão...RSRSRS...
Cintia, com certeza ainda vai ter foto com cartaz.
É muito ruim ser mal tratada!!!
Beijos

Karina postou o comentário de número:

Oi Cíntia..
Eu tbem sou desse tempo viu?! Esses dias dei um bafão basico no restaurante em que almoçamos quase todo domingo..hehehe
Beijos querida

Silvana - Interior Adentro postou o comentário de número:

Oi Ciiii!

Menina, então os cachorros preferem a vc do que os que tratam dele? Tadinhos do maridão e filho....hehehe

Olha, Ci, eu tenho comércio. Temos esse supermercado há 44 anos, era do meu pai. É o mais antigo de Marília. Enfim, não somos aventureiros.

Mas vou falar do meu lado. O que ocorre, pelo que percebemos ao longo dos anos, é que muitos clientes descontam na gente os problemas pessoais. Não estou dizendo que é o teu caso, por favor.

Mas a verdade é que, diariamente, nossos funcionários recebem patadas de gente mal humorada, incapaz de entender o funcionamento de um mercado, afinal trabalhamos com 15 mil itens entre gôndolas e serviços e, errar vez ou outra, seria compreeensível. Mas não é... E essa patada recebida poderá ser revidada em alguém inocente (deve ter sido esse o teu caso). É um círculo vicioso difícil de quebrar pra quem comanda um comércio com muitos funcionários.

eu acho que a correria do dia a dia, as cobranças por produtividade, a falta de tempo para o lazer... tudo isso contribui para que o cidadão tenha menos maleabilidade e tolerância nas mínimas coisas, ainda mais com falhas humanas.

Eu acho que vc está certa em reclamar, longe de mim dizer o contrário. Acho que tb deveria entrar no site e registrar sua insatisfação, dizer que houve deboche de sua reclamação e relatar o nome do funcionário que a atendeu. Isso ajuda muito quem tem comérico a melhorar.

Mas tb acho que deveria dar uma nova chance a esse comércio onde fez o pedido. Erros acontecem, tanto nas entregas qto no 0800. Pode ter havido erro no RH, ao contratar alguém assim, ou então no treinamento. Ou esse funcionário estava num dia ruim ou recebeu uma patada antes de revidar em vc, a inocente.

Mas te garanto: é um trabalhão hercúleo botar a roda de um comércio com muitos funcionários pra girar, ainda mais num país como o nosso, com tantos tributos.

E sempre digo aos amigos: se quiser desejar o mal a alguém, peça para abrir um mercado, lanchonete, bar, padaria...hahaha. Qto maior o contato com o público, mais desgastante se torna.

Tenha um ótimo dia!

Beijooooo

Margaret postou o comentário de número:

Visita de doutor, daquelas bem corridas so pra dar um beijo e dizer que meu coração é bom, eu que tento deixar ele duro...rs...(porque eu odeio chorar, mesmo que seja de emoção...uma longa historia)
beijoca

Karina postou o comentário de número:

Cíntiaaaa!
Eu comprei o meu divino aqui..
http://www.elo7.com.br/productProfile.do?webCode=690AB&sortBy=&pageNum=&albumWebCode=1F573&productIndex=10

Denise Lopes postou o comentário de número:

Cintia perdoe-me entrar nesta questão, mas não posso apenas ler... Quando uma pessoa resolve (por livre espontânea pressão financeira ou opção abrir um negócio, seja ele qual for, em que dimensão for, e que seja necessário lidar com o público todo o tempo, ela deve se preparar para tal, o público não pode correr riscos desnecessários...O movimento ser muito, o funcionario estar aborrecido, a entrega ter sido feita errada dentro do estabelecimento, fora do prazo, nada disso diz respeito ao cliente. O cliente é o consumidor, tem que ser bem tratado, respeitado e ser sempre bem vindo...Sempre. Essa deve ser a regra...Não acho que isso seja pelo stress, não acho que isso seja pelos tributos...acho que isso é cultura atrasada que ainda temos. O povo brasileiro, e me incluo nisso, acha que tudo tem sua desculpa e seu jeitinho...Não pode ser assim...não deve ser assim...não deveria ser permitido ser assim...Acho que o cliente tem o direito de reclamar sempre, e o dono do estabelecimento deve provocar mudanças construtivas nas ações de sua equipe, isso é fundamental...Será que ninguém sabe o que a mocinha do 0800 está respondendo aos clientes...não ...sabe sim...o problema é a cultura...educação, gentileza, cortesia, empreendedorismo, e muito mais...Já tive muitos negócios, de ramos diferentes, pequenos e médios, e nos estabelecimentos que dirigi o cliente estava em primeiro lugar...afinal não é o cliente que depende de mim...sou eu que dependo dele...isso é matemática financeira...acredite em mim...Parabéns pela sua atitude, eu faço da mesma maneira (me marido diz...vai viver bricando...vou...) onde moro posso.
1 - Trocar a mercadoria com 30 dias ou devolvê-la e ter meu dinheiro de volta, sendo tratada com obrigada, por favor e desculpa o inconveniente.
2 - Caso eu não tenha a nota, e quero devolver a mercadoria apenas com a etiqueta, ganho um cartão magnético para usar o mesmo valor dentro da loja, sendo tratada com obrigada, por favor e desculpa o inconveniente.
3 - Sempre que entro em uma loja escuto...Bom dia como vocês está...seja pequena, média ou grande loja.
4 - Quando vou pagar no caixa, novamente escuto, como você está hoje...tenha um bom dia ao terminar...Isso não é por que é primeiro mundo, isso é uma dinâmica de atendimento inteligente, é cordialidade, é educação...Sou a favor do boicote e da divulgação...pela pressão eles aprendem...Beijos ...

Taia Assunção postou o comentário de número:

Eita vida dura...menina em todo lugar é assim. Em Roma fomos horrorosamente maltratados. Não ficamos em albergues, ficamos em Hotel 3*...coisa fina...e dá-lhe grosseria. Enfim, morar no Congo tem lá seu lado bom...não existe 0800...rsrsrs. Noutro dia reclamei em inglês para o dono do mercado que fala árabe por causa da funcionária que fala francês...rsrsrs. A filha duma p@#& jogou dois frangos congelados sobre o meu cream cracker...é ou não é para morrer de raiva? Beijocas!

Tina postou o comentário de número:

Realmente muitos comércios deixa a desejar...já me atenderam mal muitas vezes, e eu, (boba) não tive coragem de dizer nada...o marido não...fala, reclama, faz ser bem atendido, e não volta mais lá...de jeito nenhum.
Uma vez fomos comer um lanche, e ele pediu sem milho...o dele veio recheado de milho verde (ele detesta), reclamou, a mulher fez cara feia, eu envergonhada...ele esperando o outro lanche todo tranquilinho...comeu, pagou, mas nunca mais quiz ir lá...o pior é que eu adoro o lanche de lá...
Mas temos que exigir os nossos direitos não é? Por isso não acontecer, por existir pessoas como eu, que não reclama, é que muitos comércios tem pessoas tão mal rreinadas...ou mal educadas?
tina(Sonhar e Realizar)

Denise Lopes postou o comentário de número:

Oi amiga...eu tinha certeza que seu colo viria, você transparece isso, desde sua primeira mensagem, soube que estava iniciando uma amizade forte e duradoura....beijinhos e obrigada...irei escrever sim...

Fer postou o comentário de número:

Cintia, o PROCON existe para lembrar as empresas que o cliente tem razão, amiga!!!

GIL postou o comentário de número:

Cintia, também fiquei emocionada com o coreano chorar.....até saí de lado um pouco, disfarcei....rss.......uma vez fiz um FAVOR e recebí reclamação de uns olhos cheios de ódio, fiquei impressionada e nem respondia só ouvia, a pessoa foi embora, eu soube que a esposa estava em fase terminal de cancer e ele estava desesperado, pq amava desesperadamente a esposa, eu não tinha nada com isso, fiquei calma na hora para minha surpresa, pq fiquei analisando tanto ódio em seu olhar, nunca tinha visto, falar a verdade já fiquei irada, mas nunca sentí ódio, já rodei a baiana, já fiz barraco de ciúmes do maridão.....rs......conselho de amiga.........aprendí naquele dia.........ter calma........mas nunca dê informações por telefone.....rsss......vc estava certa de rodar a bahiana calmamente ok?.....eu respondo meu telefone, não tem TV, aí eles falam como????.....rss..............bjks....com carinho....Gil

Bárbara Rezende postou o comentário de número:

OI QUERIDA...

COM RELAÇÃO A ESSE POUCO CASO, NÃO ME FAÇO DE ROGADA, NO DIA SEGUINTE JÁ ESTOU ENTRANDO NA JUSTIÇA CONTRA A EMPRESA... ELES SÓ APRENDEM QUANDO DÓI NO BOLSO...E DEPOIS ESSES ATENDENTES AINDA FAZEM CARA DE COITADOS DIZENDO QUE PRECISAM DO EMPREGO!!! SE PRECISA MESMO É BOM QUE SEJA UM BOM FUNCIONÁRIO!!!

AHHHHHHHHH E UM BOM BARRACO SEMPRE REVIGORA NOSSA ALMA RSRSRSRSRS

QUANTO AOS MASCULINOS DE SUA CASA, BEM SÃO MASCULINOS, NÃO PRECISA DE COMENTÁRIOS!!!

BJKSSSSSSSSSS

TE ESPERO PARA UM CAFEZIM COM ADOÇANTE!!!

Deusa postou o comentário de número:

E o fim da picada mesmo...eu ia mesmo fazer um barraco...nem que fosse só pra me sentir melhor...menos ofendida...acho que o problema e que as pessoas estão ganhando tão mal,e as empresas tratam seus funcionarios como numeros e contratam apenas para ter alguém para acabar com o que resta dela(a empresa),hoje comprei uma baba(no cartaõ)em uma loja de tecidos e precisa ver a arrogancia da dona da loja...só sorriu quando viu o cartão....criei um nojo daquela coitada....nem olhei pra ela....
Deusa
vasinhos coloridos

Michelle postou o comentário de número:

Eu sou a rainha do telemarketing, é só eu estar stressada que eu começo a procurar um 0800 pra brigar...pq lá a gente sempre vai ter motivo pra brigar...rs rs

Beijos

Edlena Franklin postou o comentário de número:

Cíntia
Maridex me proporciona espetáculos inesquecíveis no quesito direitos do consumidor. Morro de orgulho, mas dificilmente conseguiria imitá-lo pois sou tão ou mais chorona que o coreano... Se falar grosso comigo desabo, mesmo estando coberta de razão. Ah, já ouvi falar desse filme, vou botar na minha lista.
Beijocas

Drinha... postou o comentário de número:

É cada uma que a gente tem que escutar né????Pior ainda é saber que vc tem razão de não querer tal coisa e a pessoa achar que é frescura!!!!

ninguém merece

Você co
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