Não foi por coincidência que coloquei esse ”perder” na frase acima. Nada é por acaso, coincidências não existem... Apenas pessoas lerdas, como eu.
Acontece que a lindinha aqui, querida, organizada, doce (como diz minha mãe: "Já que ninguém gava, o Zeca ...) perdeu as fotos. Todo o trabalho de um ano, idas e vindas, jargões de ocupação (ocupar, resistir e produzir), tudo registrado com fotos para ser perpetuado na história... PERDIDO...
Mas não tá morto quem peleia, já dizia o poeta... Fucei, virei, abri, fechei e recuperei algumas fotos mais recentes do processo, que estavam no meu computador pessoal . Não mostra toda a batalha, mas dá para ter uma noção do que foi essa saga. Então o grande momento:
Essa foto está virada e a lindinha, querida, org... não conseguiu girar.
Aqui é minha rampa de saída, entulhada de cadeiras estragadas, tidas como... (pasmem): "patrimônio".
O lugar estava todo assim, cheio de lixo, digo, de patrimônio, lixo, fezes de animais, principalmente ratos e mais coisas fedidas que não identificamos. Podia ter usado uma palavra mais bonita que "fedida", mas nada explicaria tão bem a situação.
Nesta foto de cima, já vemos parte da rampa. Tinha aí umas 20 cargas de lixo (ato falho) patrimônio...
Visão geral da rampa.
Aqui a parte interna do auditório, já desocupada. Nesta foto podemos ver o palco. Ao fundo, minha rampa.
Agora a mudança:
Meu fotógrafo nunca tira as fotos como eu quero, mas fazer o quê?
Visão do palco. Tudo já pintado e limpo, com cadeiras novas (futuramente quero estofá-las e forrá-las com chitão e fazer fileiras coloridas).
A rampa que aparece nesta foto é a da entrada. Minha mesa e a da Andréia ficam na rampa de saída.
Aqui eu, na minha mesa que fica na beira do palco e na rampa. Estamos trabalhando para conseguir madeiras e fazer um tablado para que a peça (da rampa) fique toda no mesmo nível. Essa comigo é uma aluna da Engenharia Florestal, Mariele. Estávamos vendo os detalhes do livro infantil sobre Manejo Florestal que ela ira lançar no segundo semestre.
Aqui a nossa rampa, com os armários esperando o tablado.
Vale lembrar:
A Universidade Federal de Mato Grosso, Campus de Sinop, tem 4 anos. Durante sua implantação, as turmas especiais e a parte administrativa funcionavam na estrutura do CAIC.
No CAIC funciona a parte administrativa da UFMT, cujo prédio está em etapa de finalização, uma escola municipal, uma creche e um posto de saúde.
O auditório era utilizado pela escola para guardar o “patrimônio”.
Como eu precisava de um lugar para os ensaios do coral, para o teatro e todas as outras atividades culturais, procurei o Pró-Reitor (aquele que eu fui visitar com peruca, lembram?) para pedir autorização. Ele me informou que demoraria a conseguir recursos para a reforma, porém me deu carta branca para agir e fazer a transformação. (Era tudo o que eu queria)
Nesse espaço funcionam as representações de Cultura e Esporte, que fica sob a responsabilidade da Andréia (mas quando tem jogos eu vou junto com a delegação para xingar o juiz e defender nossos meninos e meninas).
Hoje, eu, os bolsistas e voluntários (rsrs) estamos envolvidos preparando mais 18 projetos para o segundo semestre.
O Campus Universitário de Sinop, da UFMT, tem o maior complexo da região norte e o maior hospital veterinário da região centro-oeste. E o complexo cultural está em planejamento.
O que acontece aqui?
Ensaio da Companhia de Teatro Guará, Cine Clube Xingu, Contadores de Histórias, Projeto Vias de Comunicação, Aulas de Flauta Doce e de Violão Clássico e Popular, entre outras atividades, tudo sem custo algum para os participantes e abertos a toda a sociedade.
Se está como queremos??? AINDA não! Mas temos paciência, criatividade e força... A cultura nos impulsiona.
Se foi uma conquista??? Com sombra de dúvidas, e ainda coletiva... Nada aconteceria sem a boa vontade de muitos e a participação sem igual dos bolsistas da cultura.
Se tenho orgulho??? Uma barbaridade!!!

14 comentários:
gostei da sua pg,qd quiser apareça
bj
Puxa Cintia que transformaçõa heim, nem parece o mesmo local. Parabéns.
Olha segundo a p Narrimam que me deu o tabuleiro, é pra colocar a forma quando sair do forno pois tem uma camada de fibra o que mantem os alimentos quentes, alem de tapados e bonitinho de colocar na mesa hehhee.
Um bom feriado, bjs Leila
Cintia!
PARABÉNS!
Pela determinação e criatividade, nem parece o mesmo lugar..AMEI!
beijos
Ka
Belíssima transformação, serve até de incentivo para aquelas partes críticas que sempre "esquecemos ou nunca queremos lembrar"...
Beijocas!!!!!
OI...
ACREDITA QUE EU NUNCA TINHA OUVIDO FALAR EM SINOP NA VIDA...
ENTÃO MEU MARIDO FOI A TRABALHO PARA ESSA CIDADE... E POR COINCIDENCIA ACHEI SEU BLOG...E O NOME DA CIDADE ME CHAMOU A ATENÇÃO...
BOM RESUMINDO...
GOSTEI DO QUE LI E VOLTO SEMPRE PRA VER AS NOVIDADES..
VC TEM UM TEXTO OTIMO...PARABENS...
MEU AMORZINHO SERA DEVOLVIDO AO SANTO LAR NA SEXTA...GRAÇAS A DEUS...PQ ESTOU MORRENDO DE SAUDADES...RSRS..BJIM...
PS: MENINA VC ESTÁ DE PARABENS FICOU MARAVILHOSO...JA ESTOU AQUI IMAGINANDO AS CADEIRAS FORRADAS..HUMMMM...
NÃO REPARE EH QUE MEU TECLADO ESTA COM DEFEITO E OS ACENTOS FORAM BANIDOS...
Oi linda
Mas que trabalheira,Deus me livre...a gente fica acabada,seja só de olhar ou de entrar na bagunça pra arrumar.....
Agora valeu a penanê,e eu já até vejo uma fila de blogueiras pegando as cadeiras pra reformar...kkkkk.....imagino o furor que seria.....
Beijim
Deusa
vasinhos coloridos
E aiaiai se sumir alguma porcaria...digo "patrimônio" e suas plaquinhas...hehehe. Já passei por isso, sei bem como é. Parabéns para você e seus ajudantes, ficou ótimo e devagar chegarás onde deseja. Sabe que eu também estudei Engenharia Florestal? Só que na UFLA, pero abandonei o curso para vir para a África. Beijocas!
Cintia, parabéns pela transformação do lugar!!!Então vc também está no ramo da Educação, que coisa ótima!Eu sou professora de EM aqui em Cruzeiro e vivo envolvida em projetos tbm rsrsrsr
Ahhhh, passa bastante bepantol em teus pés,coloca meia e deixe agir pela noite toda!!Acredito que depois de uns dias vc já terá uma melhora significante, vou torcer tá?
Beijokasss
Cintia, parabens pelo trabalho realizado, muito legal!!!
Então voce é artesã de carteirinha...que chique! Mostra suas pinturas...
Beijos
Olá amiga
Que transformação , deve ter dado muito trabalho , mas quem corre por gostto não cansa , é o que se costuma dizer , ficou super lindo ,parabéns pelo trabalho
Beijocas da Xanó
Que glória! Batalhar pela cultura, pelas artes, é algo que é mesmo pra se encher de orgulho... Ficou lindo o "depois", vocês capricharam! Muita força para que o futuro reserve mais melhorias e muita atividade cultural!
Beijos
AMIGAAAAAAAAAAAA QUE TRANSFORMAÇÃO HEIM!!!
NOSSA VC DEVE ESTAR MUITO OGRULHOSA!!!
PARABÉNS!!!
BJKSSSSSSSSSSSSSSS
Eita, passasse das 50 seguidoras, heim? Parabéns pelo seu blog e pelo milagre q vc fez com o auditório (bem, agora ele realmente parece um auditório rs)... até o piso ficou bonito, brilhando :D
Bjinhos
Eu estava louca de curiosidade pra chegar neste post!!!
Realmente muita transformação!!!!!
Parabéns pela determinação Cissa!!!!
Postar um comentário